Bem-vindo ao nosso blog!

Eis a nossa janela virtual! Uma janela aberta a cada um de vós. Nela vamos expor um pouco de nós, das nossas actividades.
Visite-nos e será bem recebido.
Gratos pela sua visita.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Missa do Galo 2010


Mais uma vez, e para se cumprir a tradição,o Grupo de Jovens Sol Maior, animou a "Missa do Galo".
 " A missa celebrada à meia-noite, na passagem do dia 24 para o dia 25 de Dezembro, denomina-se de Missa do Galo. Esta apareceu no século V, pelas mãos dos católicos romanos. Em relação a esta missa surgem duas questões: Saber o porquê da missa ser celebrada à meia-noite e saber a razão pela qual é chamada de missa do galo.
No que se refere à primeira questão, a razão pela qual a missa é celebrada à meia-noite, parte da seguinte ideia:
Já que nesta missa se celebra o nascimento de Cristo, ela deve ser celebrada à mesma hora do nascimento Deste. Ora, como se pensa que Jesus terá nascido à meia-noite, a missa deve ser celebrada à meia-noite em ponto.
A segunda questão cria maior discórdia, existem várias teorias que tentam explicar qual o motivo denominação de missa do galo.A explicação mais comum é a da lenda que conta que o galo foi o primeiro animal a presenciar o nascimento de Jesus, por isso ficou com a missão de anunciar ao mundo o nascimento de Cristo, através do seu canto."
Missa do Galo
Presépio

cepo de Natal






Adro da Igreja aquecida com o cepo de Natal

1 comentário:

  1. Desejo um bom ano a todos os que visitam este blog. Gostei da missa do galo, pois na minha perspectiva, a noite de natal sem a missa não tem muito sentido, mas este ano faltaram figuras no presépio da nossa paróquia. Acho que a ideia das bíblias até foi original, já que o presépio foi erguido na palavra de Deus, mas será que neste presépio não havia lugar para o anjo? E para os pastores? Para os magos? Acho que ficou muito pobre... Esta é a minha opinião e a de outras pessoas que também ouvi comentar..... Diferente, talvez só para o próximo Natal...

    ResponderEliminar